Return to site

[PDF] Manual de Sinalização CONTRAN | Todos os Volumes

Sinalização Viária Vertical, Horizontal, Semafórica e Dispositivos

· Sinalização,Manuais Sinalização,Mais Acessados

Download Grátis | Todos os manuais de Sinalização do CONTRAN

Saudações projetistas!

Durante a elaboração de projetos viários nos deparamos com uma série de exigências e normatizações para implantação de placas, faixas, semáforos e até mesmo de dispositivos auxiliares, sendo assim, se torna indispensável aquela consulta a alguns manuais, por conta disso a SEABRA preparou um compilado com os Volumes de I a VII de todos os manuais de sinalização do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Abaixo de cada Volume está o link para o download gratuito. Fique a vontade e não esqueça de deixar o seu comentário, dúvida ou sugestão no campo de comentários ao final da página.
 

Bons projetos!

Volume I - Sinalização Vertical de Regulamentação

Manual de Sinalização Vertical de Regulamentação

Titulo: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Volume 1 - Sinalização Vertical de Regulamentação
Autor: Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
Ano: 2007

<Acesse aqui>

Descrição: São apresentados, para cada sinal, seu significado, princípios de utilização, posicionamento na via, além de exemplos de aplicação, relacionamento com outras sinalizações e os enquadramentos correspondentes, previstos no Capítulo XV do CTB. Especialmente para o sinal R-19, são estabelecidas também, as diretrizes básicas para a regulamentação da velocidade máxima permitida e os procedimentos, tabelas e métodos de cálculo para regulamentar-se a redução de velocidade de uma via ou trecho de via.

Volume II - Sinalização Vertical de Advertência

Manual de Sinalização Vertical de Advertência

Titulo: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Volume 2 - Sinalização Vertical de Advertência
Autor: Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
Ano: 2007

<Acesse aqui>

Descrição: São apresentados para cada sinal e sinalizações especiais: seu significado, princípios de utilização, posicionamento na via, exemplos de aplicação, relacionamento com outras sinalizações e dimensões. O Apêndice deste Volume II contém a diagramação dos sinais, definindo os pictogramas, letras, algarismos, tarjas e orlas utilizados na construção dos mesmos, determinando o padrão legalmente estabelecido.

Volume III - Sinalização Vertical de Indicação

Manual de Sinalização Vertical de Indicação

Titulo: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Volume 3 - Sinalização Vertical de Indicação
Autor: Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
Ano: 2014

<Acesse aqui>

Descrição: São definidos os elementos das placas e, para cada tipo de placa, o seu significado, os princípios de utilização, seu posicionamento na via e exemplos de aplicação. Constam também critérios para elaboração de projeto de orientação de destino e para a diagramação das placas, bem como exemplos de aplicação, através de projetos-tipo.

Volume IV - Sinalização Horizontal

Manual de Sinalização Horizontal

Titulo: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Volume 4 - Sinalização Horizontal
Autor: Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
Ano: 2007

<Acesse aqui>

Descrição: São apresentados para cada marca, símbolo ou legenda: definição; princípios de utilização; colocação na via; exemplos de aplicação; relacionamento com outras sinalizações e dimensões. O Apêndice deste Volume IV contém a diagramação das letras e algarismos utilizados na aplicação das legendas, determinando o padrão legalmente estabelecido.

Volume V - Sinalização Semafórica

Manual de Sinalização Semafórica

Titulo: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Volume 5 - Sinalização Semafórica
Autor: Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
Ano: 2014

<Acesse aqui>

Descrição: São apresentadas, para a sinalização semafórica, considerações gerais e critérios gerais para implantação dessa sinalização; características gerais para o controle semafórico e os elementos da programação semafórica. A programação de sinalização semafórica isolada de tempo fixo, de sinalização semafórica isolada atuada e de sinalização semafórica em rede também é abordada. São apresentados, ainda, os critérios para posicionamento da sinalização semafórica na via e os critérios para remoção de sinalização semafórica implantada.

Volume VI - Dispositivos Auxiliares

Manual de Dispositivos Auxiliares

Titulo: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Volume 6 - Dispositivos Auxiliares
Autor: Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
Ano: 2016

<Acesse aqui>

Descrição: Neste Manual, está apresentado, para cada dispositivo, sua definição, características, princípios de utilização, colocação na via, além de exemplos de aplicação e relacionamento com outras sinalizações. Este documento contempla diferentes manuais utilizados no Brasil, bem como manuais internacionais e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Estes documentos encontram-se listados na Bibliografia.

Volume 7 - Sinalização Temporária

Manual de Sinalização Temporária

itulo: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Volume 7 - Sinalização Temporária
Autor: Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
Ano: 2017

<Acesse aqui>

Descrição: Este documento foi desenvolvido conforme disposições contidas no Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e contempla diferentes manuais de sinalização temporária utilizados no Brasil, bem como manuais internacionais e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Tais documentos encontram-se listados na Bibliografia.

Resoluções do CONTRAN

Além dos manuais, o CONTRAN eventualmente publica algumas resoluções que renovam as regras para elaboração de nossos projetos, anexamos abaixo as que interferem em nosso dia a dia como projetista, e deixamos aqui o link direto caso você queira ter acesso direto a todas as outras.

VAGAS DE ESTACIONAMENTO ESPECIAIS - RESOLUÇÃO N° 304, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008

Dispõe sobre as vagas de estacionamento destinadas exclusivamente a veículos que
transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção

TACHAS E TACHÕES - RESOLUÇÃO N° 336 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009

Altera a Resolução n 39, para proibir a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores ou dispositivos redutores de velocidade.

FAIXAS ELEVADAS - RESOLUÇÃO N° 495 , DE 5 DE JUNHO DE 2014

Estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas.

ONDULAÇÕES TRANSVERSAIS - RESOLUÇÃO N° 600 DE 24 DE MAIO 2016

Estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física) em vias públicas, e proíbe a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares implantados transversalmente à via pública.

VEICULO LONGO - RESOLUÇÃO N° 635, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2016

Altera a Resolução CONTRAN no 211, de 13 de novembro de 2006, que estabelece requisitos necessários para circulação de Combinações de Veículos de Carga

Não encontrou o manual que procurava?

Criamos outros compilados que podem ser úteis. Vou deixar aqui os links de acesso caso você esteja em busca de algum Manual de Sinalização DNIT ou Manual de Sinalização DER.

Fique a vontade para comentar o que achou de nosso conteúdo e nos diga caso tenha algum outro material que possamos disponibilizar para ajuda-lo! Estamos sempre por aqui, ok!?

Até a vista,

Henrique Seabra
All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly