Return to site

BIM para projetos de Sinalização Viária

O fim do AutoCAD para projetos de Sinalização Viária?

· Sinalização,Dicas

BIM - entenda como essa sigla irá mudar sua rotina como projetista

Muito se ouve falar em BIM ultimamente, mas você sabe o que essa sigla realmente quer dizer? BIM ou Building Information Model que na tradução literal significa Modelagem da Informação da Construção, chegou para ser um novo passo no mercado da engenharia. Assim como o CAD substituiu as pranchetas, o BIM com toda certeza substituirá as plataformas CAD!

Enquanto o CAD permite que você faça desenhos em duas ou três dimensões, sem distinguir seus elementos, o BIM incorpora uma quarta dimensão onde você pode distinguir mais características de um objeto. Ficou difícil de entender? Vejamos como é na prática.

Pensando na construção Civil, o REVIT vem sendo a plataforma BIM que irá substituir o AutoCAD, na pratica: Enquanto no AutoCAD você desenha linhas representando, por exemplo, uma porta com altura e largura, no REVIT você poderá também definir de que material essa porta é feita!

Isso permitirá, por exemplo, a geração instantânea de quantitativos e listas de materiais para seus projetos, transformando as antigas "linhas representativas" do AutoCAD em entidades mais inteligentes e com mais especificações.

Em resumo: o BIM pode ser entendido como uma espécie de catálogo de objetos modelados, melhorando a maneira como as especificações técnicas dos projetos são compreendidas e transferidas para os responsáveis pela construção.

Mas como será aplicado na sinalização viária?

A sinalização viária já vem dando largos passos em direção ao BIM! Trouxemos algumas das principais soluções para o mercado que incluem a parte de infraestrutura como um todo, além é claro do nosso grupo de interesse: a sinalização viária, veja:

Infraworks

O Infraworks é a plataforma BIM da Autodesk que permite parâmetros de base modelos planejando e criando uma infraestrutura civil no contexto do mundo real, é muito útil para uma engenharia preliminar e para a parte do pré-projeto, no entanto ainda é limitado quanto a capacidade de detalhes de projeto.

Deixamos aqui o link da própria Autodesk caso você queira conhecer mais sobre o Infraworks.

Civil 3D

Sem dúvidas a mais popular das soluções BIM para infraestrutura! O Civil 3D já vem ganhando bastante espaço entre as empresas de projetos de infraestrutura, e é claro, para área de sinalização viária.

E o sucesso da plataforma não é para menos, como citado neste post na explicação do BIM, a partir do Civil 3D as "linhas" da plataforma CAD que representam sua estrada passarão a ser muito mais do que "linhas representativas".

A partir do Civil 3D alguns objetos podem ser compreendidos e correlacionados dando mais vida a seu projeto! Você pode por exemplo criar alinhamentos com estaqueamento em toda extensão da rodovia, veja:

E não para por ai! O civil 3D traz ainda objetos inteligentes como: Corredores, Superfícies, Interseções, Grade, entre vários outros que estão literalmente transformando nosso dia a dia como projetistas! Tornando o trabalho mais ágil e mais inteligente.

Já existem também algumas opções para exportação de listas como pontos de curvas, entre outras:

Deixamos aqui o link da própria Autodesk caso você queira conhecer mais sobre o Civil 3D!

sinC

Imagine continuar trabalhando com seu bom e velho AutoCAD (ou Civil 3D) e adicionar novas funções especificas para sinalização viária a eles? Essa é a proposta do sinC! Um plug-in que traz novas possibilidades algumas delas inclusive ja integradas ao BIM!

Ao implantar placas (e outros dispositivos) em projetos de sinalização rodoviária é normal que alguns órgãos como DNIT e DER, nos cobrem informações com relação a localização daquela placa, e aí que o sinC entra!

O plug-in tem uma interação com o Civil 3D que permite que os objetos sejam inseridos referenciando os alinhamentos criados a partir dele, veja:

Graças a essa compatibilidade (sinC + Civil 3D) ao inserir uma placa todas as informações de sua localização são calculadas automaticamente!

Além disso o plug-in também conta com opção de geração automática de notas de serviço especificas para projetos de sinalização, que economizam um bom tempo, veja:

Deixamos aqui o link para solicitar uma demonstração caso você queira conhecer melhor o sinC!

OpenRoads

Desenvolvido pela Bentley a também responsável pelo MicroStation, concorrente do AutoCAD, o OpenRoads é o concorrente direto do Civil 3D e Infraworks. Sua promessa é ser um aplicativo novo e inovador para permitir o projeto conceitual e preliminar, rápido e interativo, usando informação contextual obtida através de nuvens de pontos, malhas realísticas, GIS e outras fontes.

Deixamos aqui o link da própria Bentley caso você queira conhecer mais sobre o OpenRoads.

Mas, e ai?

A nova geração de softwares BIM está chegando com tudo! Tornando o trabalho mais rápido e lucrativo, não há como negar que em breve o uso das tecnologias citadas será praticamente obrigatório!

É claro que sempre haverá um espacinho para o CAD "cru", assim como mesmo depois da revolução dos computadores, nós engenheiros não dispensamos uma boa folha e papel para esboçarmos alguma coisa....

Mesmo assim, com a velocidade que a tecnologia vem avançando nosso papel como projetistas é se atualizar e se preparar para essa nova geração! Fique a vontade para comentar o que achou e nos diga se já esta se adaptando as novas tecnologias em BIM!

Até a vista,

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly